Aí meu amigo, você que está sem grana para acertar o IPTU, a Prefeitura de Curitiba lhe dá um presente de Natal bem legal. Você vai para a dívida ativa se não pagar tudo ainda este ano. Então, esqueça o peru, a leitoa e até mesmo a cervejinha. Pega a patroa, os guris e se manda para a casa de sua sogra — a véia não vai gostar, aliás vai fazer de tudo para que você se mande. A lazarenta vai lhe servir cerveja quente, botar vassoura atrás da porta, vai brigar com a criançada e falar para a filha coisas do tipo: “ah, se você tivesse escolhido fulano para casar, ele agora é assessor de um político importante, anda com uma mala cheia de grana para lá e para cá, e até comprou cuecas novinhas e maiores — amarelas, para o Ano Novo!” – Tem nada não, você é honesto, e isto basta, tira o carnê do IPTU do bolso e pensa que vai valer a pena o sacrifício. Afinal, é com o seu dinheiro que a Prefeitura vai pagar o mensalinho das associações de moradores. É muita gente, cada buraco da cidade tem uma associação dessas, com dirigentes honestíssimos e que não vão trabalhar em campanha política nenhuma deste ano. Aliás, este povo depois do mensalinho nem está reclamando de mais nada da Prefeitura. Para que, se as ruas e calçadas estão em ordem, o posto de saúde está com médicos sobrando, sem filas, uma beleza. Sem seus dinheiro, não há o Festival de Teatro, aquele que você nunca recebeu um convite para ir e outras contribuições para a sua cultura financiadas pela Fucucu.
Veja que a Prefeitura pensa em você. Em vez de você ir comprar brinquedos para a gurizada, hoje ainda dá tempo de ir ao banco e pagar o IPTU, não precisa nem pisar na Prefeitura, você mora numa rua sem asfalto, pode chover e você vai emporcalhar o Palácio 29 de Março, vai ficar feio — pode não! — mais dinheiro público gasto com despesas de limpeza. Mas antes, vá na casa de seu vizinho e peça para usar a internet.
O acesso é discado, demora, eu sei. Mas lembre-se, você ainda não tem computador em casa, muito menos telefone, está sem emprego (engraçado, o prefeito Beto Richa, há um ano, falou que daria emprego para todo mundo, vai ver que esqueceu – deixa para lá, Contribuinte, esse povo esquece fácil as coisas). Fica para o ano que vem. Na internet você vai ver quão bondosa é administração Richa. Lá eles até lhe chamam pelo seu verdadeiro nome: Contribuinte, bacana, né, você é popular! Aproveite sua fama, você tem tempo de sobra para perder, entre na página e navegue para ver mais uma obra feita com seu dinheiro e em nome de quem? De você, Contribuinte. Mas antes dê uma olhada nas fotos do prefeito, lembra dele, o cara está em todas. Não, não. Você não errou de lugar, aquela não é a página pessoal e particular do Beto Richa, é a página da Prefeitura, aquela que você paga. Tem nada não, o Ministério Público anda de férias, a Justiça também. Que é que tem? Vai reclamar para que, se o prefeito nem tem oposição na Câmara.
Mas continue a navegar. Pois navegar é preciso.A página da Prefeitura é simples, igual seu primo Zelão, que não estudou, mas decora algumas citações para se fazer de importante, não é à toa que o pessoal no bairro apelidou Zelão de “Sem-Conteúdo”. Igualzinho a página feita pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI) para a Prefeitura. E olha que o ICI ganha uma fortuna para fazer aquela porcaria. Mas eis que você se sente realmente gente, e encontra de novo seu nome — CONTRIBUINTE:
“A Secretaria Municipal de Finanças lembra que eventuais — veja que legal, falta de grana tem este nome agora, “eventual” — atrasos de pagamento do IPTU de 2005 devem ser corrigidos — pagar também tem outro nome: “corrigido”! — até o final do ano. O pagamento das parcelas em atraso deve ser feito até o último dia útil dos bancos. Os débitos deste exercício que ficarem pendentes passarão, automaticamente, para a dívida ativa no dia 1º de janeiro de 2006. — Viu como eles são gente boa, não vai ser a administração Richa que vai lhe botar na DÍVIDA ATIVA, é esse tal de “Automaticamente”, sujeitinho imprestável! — O contribuinte que parcelou o imposto e tiver o carnê pode dirigir-se diretamente às agências bancárias. O débito é corrigido e pode ser quitado na hora. O documento para pagamento pode ser obtido também pela internet. este caso, o contribuinte deve acessar o site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) e, em seguida,a página de Finanças. No lado esquerdo página clicar em IPTU 2006 e, depois, em “emissão do IPTU”. Em seguida, deve preencher o espaço com o número da indicação fiscal ou inscrição imobiliária e clicar em DAM. A última etapa é imprimir o documento. De posse da DAM, pode pagar diretamente no banco”.
Que fácil! Imprima logo, apesar da ameaça, a cidade não pode parar Contribuinte amigo!
No comments:
Post a Comment